maiores dúvidas
13 dúvidas sobre CNH – o que dirigir com cada categoria
22/09/2017

Antes de tirar a habilitação, principalmente se seu objetivo é ser motorista profissional, é preciso pensar em qual categoria você quer se encaixar, já que é ela que vai definir o tipo de veículo que você poderá dirigir. Por isso, é muito importante conhecer bem todas as categorias e entender os veículos que elas abrangem. Mas o que cada categoria permite dirigir afinal? Respondemos essa e outras perguntas na matéria O que posso dirigir com cada categoria de CNH?

Depois desse post chegaram milhares de outras dúvidas, por isso separamos as mais recorrentes para explicar aqui. Leia esta reportagem e entenda o que é necessário para dirigir uma van, quanto tempo é preciso esperar para trocar de categoria, se é possível dirigir somente o cavalo mecânico com categoria D e muito mais.

Confira as dúvidas respondidas e entenda por que algumas transportadoras exigem categoria D para os motoristas de caminhão, entre outras questões.

 

Dúvidas:

 

maiores dúvidas

Para dirigir uma VAN para transporte de pessoas sem remuneração, é necessário fazer o Curso de Transporte Coletivo de Passageiros ou só a categoria “D” já autoriza o transporte?

A categoria D abrange veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros cuja lotação exceda oito lugares, além do motorista. O curso de transporte coletivo de passageiros só é exigido para condutores interessados em exercer a atividade remunerada.

Os cursos são oferecidos por instituições de ensino credenciadas. Após a capacitação, o curso é inserido no campo “observações”, no verso da habilitação do motorista. É preciso solicitar a emissão da 2ª via da CNH para portar o documento com a informação do curso. A lista dos cursos e os locais que os oferecem pode ser consultado na área de “Educação” do portal do Detran-SP. As informações são do Detran.

 

Preciso de alguma categoria de CNH especial para dirigir carro rebocando um trailer ou posso rodar com a B normalmente?

Você deverá portar a mesma CNH necessária para dirigir o carro. Somente será necessário portar carteira E se o peso bruto total do trailer que será rebocado exceder 6.000 kg. Do contrário, pode rodar com a categoria B. Mas lembre-se, qualquer veículo, mesmo carro, ao rodar com um reboque, vira um veículo de carga, por isso deve manter as faixas da direita e a velocidade de caminhões e ônibus.

 

Quanto tempo preciso para migrar da categoria B para a D?

Para obter a categoria D, que permite a condução de veículos utilizados no transporte de passageiros com mais de 8 lugares + o motorista, é preciso ter mais de 21 anos e estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou há mais de um ano na categoria C. Ou seja, se você for maior de 21, precisará de no mínimo 2 anos de categoria B para migrar para a D. As informações são do Detran-SP.

 

maiores dúvidas

Preciso de qual categoria para dirigir ônibus biarticulado?

A categoria que permite a condução de um ônibus biarticulado é a D, pois se trata de um único veículo, embora muito comprido. A categoria D abrange veículos para transporte de mais de oito passageiros. Neste caso, o critério a ser considerado não é o comprimento do veiculo, e sim, o peso da unidade acoplada. Seja ela única (articulado) ou dupla (biarticulado) não pode ultrapassar 6.000 kg para categoria D. Caso exceda, o condutor deverá estar habilitado na categoria E. As informações são do Detran-SP.

 

maiores dúvidas

 

Com qual categoria posso dirigir um motor home?

Pode ser as categorias B, C ou D, dependendo do peso e da capacidade de passageiros. 

  • Com peso de até 6.000 kg e lotação de até oito pessoas: categoria B.
  • Com mais de 6.000 kg e lotação de até oito pessoas: categoria C.
  • Com mais de 6.000 kg e lotação acima de oito pessoas: categoria D.

Para transportar reboque acoplado ao motorhome, o peso do conjunto carro e reboque não pode exceder os 6.000 kg para as categorias C e D. Para conduzir trailer é necessário a categoria E. As informações são do Detran-SP.

 

Qual é a CNH adequada para pilotar uma motoniveladora?

É a categoria C, que abrange a condução de veículos motorizados utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg. As informações são do Portal As Máquinas Pesadas.

maiores dúvidas

 

Posso dirigir guindaste com CNH C?

Sim, se o caminhão tiver um módulo só, sendo caminhão trucado ou toco.

 

 

 

Estou há três meses com PPD categoria A. Já posso dar entrada na categoria B ou tenho que esperar um ano?

Já pode dar entrada na categoria B, pois a A, que abrange veículos motorizados de 2 ou 3 rodas, não interfere nas outras categorias.

 

Tenho a categoria D, posso dirigir somente o cavalinho da carreta? Corro o risco de ser multado?

Sim, pode dirigir só o cavalo com a D e com a C também. Não tem risco de ser multado, pois a categoria C já te habilita a dirigir veículos para transporte de carga que tenham o peso bruto total maior que 3.500 kg.

 

cnhQuem tem a categoria B pode dirigir um furgão com até 6.000 PBT ou uma van para fazer transporte de cargas? A pessoa habilitada na categoria B poderia dirigir uma van de passageiros que equivale 6.000 PBT ou com até 8 passageiros?

A categoria B é para veículos com peso bruto de até 3.500 kg e com até 8 passageiros + o motorista. Para dirigir um furgão ou uma van, ambos ultrapassando os 3.500 kg de peso bruto, você vai precisar da categoria C. No caso da van, mesmo ela tendo até 8 passageiros, como seu peso equivale a 6.000 kg, também é categoria C. Você só poderá dirigir com a categoria B no caso no furgão pesar igual ou menos de 3.500 kg e com capacidade para até 9 pessoas incluindo o motorista.

 

maiores dúvidasSou daltônico, tenho a categoria B, não consigo ver os números naquela Tabela de Ishihara, mas sei diferenciar as cores verde, amarela e vermelha como é exigido. Consigo mudar pra categoria D?

Sim. Desde 2012 a Resolução 425 do Contran mudou as características do exame oftalmológico para a obtenção da CNH. Anteriormente o texto válido era o da resolução 267 de 2008, que dizia assim:

Anexo II

3. Teste de visão cromática:
3.1. Candidatos à direção de veículos devem ser capazes de identificar as cores verde, amarela e vermelha.

Porém, com a 425/2012, o texto passou a ser da seguinte maneira:

3. Teste de visão cromática:
3.1. Candidatos à direção de veículos devem ser capazes do reconhecimento das luzes semafóricas em posição padronizada, prevista no CTB.

Com essa mudança, o que o candidato precisa é identificar a posição da luz acesa, e pela posição ele identifica se o semáforo está verde, amarelo ou vermelho. A mudança veio da briga pela inclusão social dos indivíduos com daltonismo. Pois ficou comprovado que sabendo identificar a ordem das cores, não haveria prejuízos para a segurança no trânsito.

A resolução não faz distinção entre candidatos a carteira comum ou profissional e em nenhum momento pede o Teste da Tabela de Ishihara, por isso, é possível sim tirar CNH C, D ou E sendo daltônico, principalmente para quem já tem a B.

 

cnhPor que as transportadoras exigem categoria D para caminhoneiros?

Muitos se perguntam por que, na hora da contratação, os empregadores dão prioridade ou exigem que o motorista tenha categoria D – que abrange veículos destinados ao transporte de pessoas. Muitas vezes, possuir a CNH com categoria C já bastaria, já que ela abrange veículos motorizados utilizados em transporte de carga, cujo o bruto total é igual ou maior que 3.500 kg.

A grande diferença entre uma categoria e outra está na idade para obtê-la: enquanto a categoria C pode ser obtida com 19 anos, a D exige que o motorista tenha no mínimo 21 anos. Por isso, muitas transportadoras preferem motoristas com a categoria D, pois assim a pessoa, de certa forma, já tem alguma experiência dirigindo comprovada.Outra razão para essa exigência é a falta de conhecimento por parte das transportadoras – ainda é possível encontrar muitos RHs que simplesmente não sabem que a categoria C já habilita o condutor à dirigir truck, bitruck e caminhão com placa vermelha.

 

Multas por categoria errada

É importante lembrar que dirigir um veículo de outra categoria é uma infração gravíssima, que rende 7 pontos na CNH + multa de R$ 586,94 (R$ 293,47 x 2), além de retenção do veículo até que um motorista habilitado na categoria correta retire-o. 

 

E você, tem mais alguma dúvida sobre as categorias para CNH? Comente aqui no site ou em nossas redes sociais!

 

Por Pietra Alcântara

Posts Relacionados

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS
RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS