CNH vencida há mais de 30 dias será cancelada – verdade ou mito?
10/08/2017

De quando em quando surgem notícias bombásticas na internet que rapidamente se espalham pelos grupos de Whatsapp e Facebook mas que ninguém acha em nenhum site confiável. Esta semana a notícia era: Senado aprova lei que cancela CNH após 30 dias de vencimento. E aí, a notícia é verdade ou mito?

MITO. E nem é novo o mito. De quando em quando alguém espalha essa informação, mas ela continua sendo falsa.

Veja aqui outros mitos e verdades sobre a CNH.

Mas a notícia traz até o número do projeto de lei aprovado no Senado, mesmo assim é falsa? Sim. Existe mesmo um projeto com esse número, que você pode consultar aqui e ver, com seus próprios olhos, que o assunto aí é dar prioridade de atendimento a pessoas com deficiência em repartições públicas. Nada a ver com CNH.

Até o próprio Senado divulgou em seu Twitter que a notícia era falsa, tamanha a repercussão gerada.

CNH vencida há mais de 30 dias será cancelada – verdade ou mito

Como fugir de notícias falsas?

Como qualquer um pode criar conteúdos para internet, fica muito fácil espalhar boatos. Antes de acreditar em uma notícia, ainda mais se for bombástica, preste atenção no site que a publicou. É um site de confiança? Foi publicado em outros locais ou em um único site? No caso desta era bem fácil, era só chegar o número do projeto para constatar a mentira.

Existe um site especialista em desvendar esses mistérios da internet, é o boatos.org, clique e veja as informações que eles descobriram sobre o site que espalhou a notícia falsa.

O que faço então com minha CNH vencida há mais de 30 dias?

Você pode ir ao Detran ou Poupa Tempo de sua cidade e renová-la normalmente. Se não quiser renovar, não tem problema, basta não dirigir mais. No dia que quiser voltar a dirigir, você renova, sem precisar fazer autoescola ou nada do tipo. Mas lembre-se: dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é infração gravíssima, que rende 7 pontos na carteira, R$ 293,47 de multa e recolhimento da habilitação.

Se você tiver outras dúvidas a respeito da sua CNH, clique aqui.

Por Paula Toco

Posts Relacionados

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS
RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS
Documento sem título