É o SafetyTruck, que funciona assim: uma câmera é instalada na parte dianteira do caminhão e quatro monitores formam um painel na parte de trás. A câmera transmite o que acontece na frente do caminhão, assim, quem vem atrás, pode tomar com mais segurança a decisão de ultrapassar.
Além disso, o veículo de trás ainda pode prever freadas bruscas do veículo da frente, já que conseguirá ver obstáculos ou animais cruzando a pista que obriguem o caminhão a frear, por exemplo.
A câmera ainda conta com visão noturna, permitindo que a função seja benéfica também de noite.
A etapa de provas já se encerrou na Argentina e a empresa considera que a tecnologia funciona. Agora a Samsung está empenhada em conseguir as permissões necessárias de acordo com a legislação local.
No Brasil a ideia também seria muito útil, já que grande parte de nossas estradas são vias de mão dupla e, embora as colisões frontais sejam apenas 3% das ocorrências, elas causam 23% das mortes, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Por Paula Toco