lei_dos_basculantes
Lei dos basculantes é suspensa pelo Contran
10/05/2018

A Resolução 563, que estabelece regras sobre o sistema de segurança para carretas basculantes, foi suspensa pelo Contran pelo período de 1 ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10. A lei dos basculantes foi uma das reclamações da manifestação de caminhoneiros ocorrida nesta quinta-feira em Brasília.

lei_dos_basculantes

Empresas e motoristas autônomos terão mais 1 ano para se adequar às regras.

O objetivo da prorrogação é oferecer mais tempo para as empresas se adequarem às novas regras. Elas exigem a inclusão de ao menos 2 dispositivos de segurança na caçamba basculante, que são responsáveis por impedir que o implemento levante com o caminhão em movimento, o que pode causar acidentes.

acidente_basculante

É comum que acidentes envolvendo tombamento da carreta basculante aconteçam. | Imagem: Felipe Rau/Estadão.

Apesar dos benefícios, muitos afirmam que a regra gerava custo excessivo, já que exige o uso de 2 dispositivos de segurança diferentes. O repórter Jaime Alves mostrou quais são os custos para o estradeiro nesta matéria para o Pé na Estrada.

Além dos dispositivos, também será exigida a apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV) anualmente no licenciamento do veículo.

 

Não é a primeira vez

Não é de hoje que o Contran toma decisões que confundem motoristas e se mostram contraditórias. Só em março, o órgão revogou 4 resoluções, entre elas sobre as placas Mercosul e CNH digital.

Isso tira a credibilidade do órgão responsável pela legislação de trânsito no Brasil e nos deixa com certo sentimento de insegurança em relação aos próximos passos do Contran. Falamos sobre isso no vídeo 4 vezes em que o CONTRAN te fez de bobo.

E você, o que achou da prorrogação da lei dos basculantes?

 

Por Pietra Alcântara

Posts Relacionados

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS
RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS
Documento sem título