quinta-feira, março 28, 2024

Obra pronta com vestígios de corrupção

As obras da pista central da Nova Marginal Tietê,  concluídas em 2011,  teve um custo de R$ 1,4 bilhão. Ela foi resultado de um convênio entre o Governo do estado, comandado por José Serra, do PSDB, e a Prefeitura, na gestão de Gilberto Kassab,  na época no DEM. Os dois hoje são ministros.

A licitação foi feita por Paulo Vieira de Souza, ex diretor da Dersa  (Desenvolvimento Rodoviário S/A) acusado pelo operador financeiro Adir Assad de ter recebido indevidamente R$ 100 milhões entre 2007 e 2010.

Adir Assad Preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba desde agosto do ano passado, é apontado como o maior emissor de notas frias para lavagem de dinheiro de empreiteiras suspeitas de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobrás.

Na tratativa com a força-tarefa na capital paranaense, Assad admitiu ter usado suas empresas de fachada para lavar recursos de empreiteiras em obras viárias na capital e região metropolitana de São Paulo, entre elas a Nova Marginal Tietê, o Rodoanel e o Complexo Jacu-Pêssego.

E por falar em rodoanel, essa é mais uma obra que o governo do estado prometeu para março de 2018.

O Pé na Estrada visitou o trecho em agosto de 2016, para ver como estava o ritmo dos trabalhos. Todos nós esperamos que o prazo seja cumprido e a obra entregue.

Reveja: 

 

Os indícios da relação das empresas de Assad com obras em São Paulo já apareciam nas quebras de sigilo promovidas pela Lava Jato. 

No Brasil existem muitas rodovias, algumas boas, mas com certeza muitas ruins. Desvios de recursos, como esses que estão sendo investigados, prejudicam ainda mais a infraestrutura das estradas e o transporte, pois falta dinheiro para melhorar a malha viária do país.

No norte do Brasil, mais precisamente entre as BRs 319, que liga Manaus/AM à Porto Velho/RO e 163 que liga Santarém/PA à Cuiabá/MT a situação é precária. Com as fortes chuvas do início do ano, fica ainda mais difícil transitar por essas estradas. 

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Veículos mergulhados em lama

Motoristas e moradores, que vivem próximos à esses trechos aguardam pelo cumprimento da promessa, de que o asfalto chegará à essas regiões.

Assista também: Qual o estado com as piores estradas do País?

Por Valéria Paixão com informações da Agência O Estado 

 

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