sexta-feira, março 29, 2024

Mercedes-Benz apresenta caminhão totalmente elétrico para distribuição

A Daimler Trucks apresentou em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck: o primeiro caminhão totalmente elétrico para distribuição com PBT (Peso Bruto Total) de até

Caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz.
Caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz.

26 toneladas. Isso significa que, no futuro, os veículos pesados participarão dos serviços de distribuição urbana com zero emissões e com nível de ruído tão reduzido que é quase imperceptível.

O lançamento acontece pouco tempo depois da Siemens anunciar seu conceito de rodovias elétricas para caminhões de grande porte (conheça clicando aqui), mas isso ainda figura no campo de pré-testes. Já para a Daimler Trucks, a chegada dessa tecnologia ao mercado é concebível para o início da próxima década. No segmento de leves, a empresa já tem colhido bons frutos dos testes com caminhão totalmente elétrico Fuso Canter E-Cell desde 2014. A montadora afirma ainda que uma parte considerável de seus investimentos futuros em pesquisa e desenvolvimento estão sendo canalizados para a condução totalmente elétrica.

Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses: “Anteriormente, os sistemas elétricos de propulsão tinham uso extremamente limitado em caminhões. Os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente que agora há uma inversão da tendência no setor da distribuição: a época é propícia para o caminhão elétrico. Nos caminhões leves para distribuição, nosso Fuso Canter E-Cell já tem sido testado intensivamente junto aos clientes desde 2014. E com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos focando no segmento de distribuição pesada de até 26 toneladas. Pretendemos estabelecer a condução elétrica tão sistematicamente quanto a autônoma e a conectada.”

Crescente urbanização requer caminhões totalmente elétricos para distribuição

A melhoria da qualidade do ar, o menor nível de ruídos e o acesso às áreas com restrição de tráfego são, atualmente, questões decisivas no ambiente das grandes metrópoles, pois, no mundo todo, cada vez mais habitantes estão indo para as cidades. O ano de 2008 foi o primeiro em que mais pessoas viviam em cidades do que no interior. Esta tendência tem prosseguido: as Nações Unidas estão prevendo uma população global de 9 bilhões de pessoas até 2050, com cerca de 70% vivendo em áreas urbanas.

No futuro, será então necessário transportar bens em ambientes urbanos para números crescentes de pessoas – e com os mais baixos níveis de ruídos e de emissões. Atualmente, grandes cidades, como Londres ou Paris estão considerando a possibilidade de banir os motores de combustão interna de seus centros urbanos no futuro. Isso significa o seguinte: haverá caminhões totalmente elétricos garantindo os suprimentos de alimentos e outros bens de uso diário.

Aprimoramento rápido da capacidade da bateria e custos reduzidos

Até pouco tempo, o uso de sistemas totalmente elétricos de condução nos caminhões parecia inimaginável – especialmente devido aos altos custos das baterias, além de sua curta autonomia. A tecnologia, porém, tornou-se agora muito mais madura. As células de baterias foram aprimoradas rapidamente. A Daimler Trucks prevê que os custos das baterias terão diminuído duas vezes e meia entre 1997 e 2025 – de 500 Euros/kWh para 200 Euros/kWh. Simultaneamente, o desempenho irá melhorar numa proporção equivalente – de 80 Wh/kg para até 200 Wh/kg.

Tecnologia inovadora de baterias para o Urban eTruck

O Urban eTruck está baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. Adicionalmente, os engenheiros da Daimler Trucks revisaram o conceito de propulsão: o trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente junto aos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de lítio-íon. Isso resulta em uma autonomia de até 200 km, suficiente para as entregas típicas de distribuição urbana. Graças ao conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões dentro do quadro do chassi.

Fuso Canter E-Cell com propulsão totalmente elétrica – operando em clientes desde 2014

Caminhão pesado elétrico Mercedes-Benz.
Caminhão pesado elétrico Mercedes-Benz.

No que se refere aos caminhões leves, a propulsão totalmente elétrica já é uma realidade. Isso está demonstrado pelo Fuso Canter E-Cell. A Fuso já havia apresentado a primeira geração do Canter totalmente elétrico em 2010. Em 2014, seguiu-se a segunda geração, que demonstrou seu valor nos primeiros testes de frota em Portugal. Com autonomia de mais de 100 quilômetros, os veículos ultrapassaram a média diária registrada por muitos caminhões leves de distribuição em curtas distâncias. Sob condições muito variáveis de operação, os caminhões cobriram mais de 50.000 km em um ano. Nesse processo, os veículos ficaram livres de emissões e levando em conta a geração de energia, as emissões de CO2 foram reduzidas em 37%, em comparação às dos motores diesel. Os custos operacionais ficaram 64% abaixo da média.

Marc Llistosella, responsável pela Daimler Trucks Ásia e presidente & CEO da Mitsubishi Fuso Trucks and Bus Cooperation (MFTBC): “A geração atual do Canter E-Cell oferece a nossos clientes serviços de transporte que não são somente ecologicamente corretos, mas também bastante econômicos. Nosso teste em Lisboa revelou economia substancial de cerca de 1.000 euros a cada 10.000 quilômetros, comparado com os caminhões a diesel”.

“Na Fuso, já temos uma longa experiência no desenvolvimento de veículos comerciais livres de emissões e consequentemente iremos buscar o desenvolvimento também no futuro. No IAA 2016 (Feira Internacional de Veículos Comerciais), em setembro, daremos mais um importante passo rumo à produção em série de nossa próxima geração, o Fuso eCanter,” afirma Llistosella. O Pé na Estrada vai lá conferir.

Testes com o Fuso Canter E-Cell em frota de cliente na Alemanha

Desde abril de 2016, na cidade de Stuttgart, a prestadora de serviços de entregas Hermes está testando cinco caminhões Fuso Canter E-Cell em suas operações. Especialmente os desafios topográficos da área urbana desta cidade alemã fornecem indicações importantes para a Daimler Trucks como referência para o aprimoramento da condução totalmente elétrica num ambiente exigente.

Dirk Rahn, diretor administrativo da área de Operações da Hermes: “Estamos muito orgulhosos de nossa parceria tão bem sucedida com a Daimler no desenvolvimento de tecnologias de relevância para o futuro. Aceitamos com prazer a iniciativa da Daimler de ativamente apoiar os testes do Fuso Canter E-Cell em nossa rotina diária de logística. Assim, os resultados de nossos testes têm sido extremamente positivos! Com relação às crescentes exigências da logística nas cidades, estamos agora esperando ansiosamente para testar outras categorias de veículos e levá-los logo à maturidade de mercado. Nossa meta comum: tornar a mobilidade elétrica mais econômica”.

Fonte: Adaptado do material de divulgação da Mercedes-Benz

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