quinta-feira, março 28, 2024

Quais são as piores rodovias do Brasil em 2016? TOP 10

A edição de 20 anos da Pesquisa CNT de Rodovias não trouxe nenhum presente em 2016. Como o pessoal do trecho bem sabe, a situação das estradas brasileiras está precária. Dos nossos mais de um milhão e setecentos mil quilômetros de rodovias, apenas 12% estão asfaltadas. Dessas, a CNT percorreu 103 mil quilômetros para fazer o estudo. O que se encontrou foi 58,2% das vias com problemas. Dentre essas, quais são as piores rodovias do Brasil?

Uma coisa que se percebe é que o maior problema de nossas vias é a geometria, ou seja, o desenho da via, se ela está duplicada, se possui acostamento e faixas adicionais de subida, se tem curvas perigosas e outras características. Até vias concessionadas deixam a desejar nesse quesito. Como a maior parte de nossas estradas foram construídas na década de 1970, elas foram feitas para outra realidade, outra quantidade de veículos, outros tamanhos de caminhões. Infelizmente a adequação para as necessidades atuais, quando acontece, é de forma lenta.

Quais são as melhores rodovias do Brasil
Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2016

Quais são as piores rodovias do Brasil em 2016?

De forma geral, as piores vias estão na Região Norte, principalmente no Acre e Amazonas. Outra característica em comum é a gestão pública. Todas as top 10 estão na mão do estado.

Quais são as piores rodovias do Brasil
Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2016
Gestão pública x gestão concedida Quais são as melhores rodovias do Brasil
Fonte: Pesquisa CNT de rodovias 2016

10a – Belém PA – Guaraí TO

BR 222, PA 150, PA 151, PA 252, PA 287, PA 447, PA 475, PA 483, TO 336

Quais são as piores rodovias do Brasil

9a – Barracão PR – Cascavel PR

BR 163, PR 163/ BR 163, PR 182/ BR 163, PR 582/ BR 163

Quais são as piores rodovias do Brasil

8a – Marabá PA – Wanderlândia TO

BR 153, BR 230, PA 153/ BR 153

Quais são as piores rodovias do Brasil

7a – Brasília DF – Palmas TO

BR 010, DF 345/ BR 010, GO 118, GO 118/BR 010, TO 010, TO 050, TO 050/BR 010, TO 342

Quais são as piores rodovias do Brasil

6a – Teresina PI – Barreiras BA

BR 020, BR 135, BR 235, BR 343, PI 140, PI 141/BR 324, PI 361

Quais são as piores rodovias do Brasil

5a – São Vicente do Sul RS – Santana do Livramento RS

BR 158, RS 241, RS 640

Quais são as piores rodovias do Brasil

4a – Rio Verde GO – Iporá GO

GO 174

Quais são as piores rodovias do Brasil

3a – Marabá PA – Dom Eliseu PA

BR 222

Quais são as piores rodovias do Brasil

2a – Jataí GO – Piranhas GO

BR 158

Quais são as piores rodovias do Brasil

1a – Natividade TO – Barreiras BA

BA 460, BA 460/BR 242, TO 040, TO 280

Quais são as piores rodovias do Brasil

Público x Privado

Enquanto os 10 piores trechos são públicos, os 10 melhores são privados (veja quais são aqui). Claro! Ninguém esperava diferente. O triste é pagar pedágio e rodar em vias regulares, com trincas no asfalto, sem acostamento, sem segurança. Infelizmente podemos ver muito disso no ranking.

Mesmo rodovias muito criticadas como a Régis Bittencourt (26a posição) e a Fernão Dias (24a posição) receberam classificação boa e ótima, respectivamente, em seus pavimentos. Se o asfalto na Fernão foi considerado ótimo, imagine como é a situação da BA 099, SE 318, trecho entre Salvador BA e Estância SE que ficou apenas na 52a posição do ranking, ou o da BR 376 entre Arapongas PR e Curitiba PR, que ficou nas 63a e 64a posições. É complicado pagar e não encontrar excelência na prestação do serviço.

Por outro lado, algumas vias públicas ficaram melhor posicionadas que várias concessionadas, como é o caso da BR 101 entre Curitiba e Porto Alegre, que ficou em 20a e a BR 343 entre Piripiri e Parnaíba no Piauí, que ficou em 21a.

Custos de rodar em rodovias ruins

O pessoal do trecho já sabe, rodovia ruim rasga pneu, quebra molas, desgasta peças, solta porcas e tantas outras coisas. Elas também obrigam o motorista a rodar mais devagar e isso aumenta o consumo de combustível. Segundo a CNT, apenas em 2016, os transportadores do Brasil perderam R$ 2,34 bilhões só com diesel gasto a mais por conta do pavimento ruim. Pra se ter uma ideia do quanto de poluição extra isso joga na natureza, seria necessário plantar 12,69 milhões de árvores, que levariam 20 anos para compensar esse desperdício.

Isso sem falar no dinheiro, já que o diesel é o maior custo de um caminhão. Segundo a pesquisa, quanto pior é o asfalto, mais alto é o custo da operação, chegando a quase dobrar em rodovias consideradas péssimas.

Quais são as piores rodovias do Brasil

E mesmo em vias concedidas, o motorista ainda perde dinheiro, já que muitas estão longe de serem ótimas. Ou seja, ele gasta no pedágio e depois gasta de novo com os custos mais altos pelas condições precárias das vias.

Quais são as piores rodovias do Brasil

Segundo o relatório, para que as estradas do Brasil atingissem um bom nível de qualidade, seria necessário um investimento de quase R$ 300 bilhões. Mas as verbas liberadas pelo governo não chegam nem perto disso. E o pior, mesmo do que é liberado, muito nem chega a ser usado.

Quais são as piores rodovias do Brasil

E enquanto o governo brinca de investir em infraestrutura, a economia do Brasil fica menos competitiva e muitos estradeiros perdem suas vidas em nossas estradas precárias.

Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

Por Paula Toco

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Tanto a quantidade quanto a qualidade das rodovias pavimentadas formam um abismo que separa as rodovias brasileiras das de outros países. Além de ter uma quantidade menor de estradas, o Brasil possui 61,8% delas dentro das classificações regular, ruim ou péssima. Por aqui, as piores ligações rodoviárias são de gestão pública. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados